Prefeitura de Raposos busca incentivar turismo local
Várias ações da prefeitura municipal, visando incentivar e explorar as riquezas naturais da cidade, são executadas, pois a Secretaria de Turismo trabalha para obter bons frutos para Raposos.
Publicado em 25/07/2011 02:44 - Atualizado em 28/07/2011 14:34
Raposos: Cidade com potencial para o desenvolvimento turístico
O que é turismo?
É uma atividade econômica e social, resultante do deslocamento voluntário e temporário de pessoas, por vários motivos (recreação, descanso, cultura, saúde etc), para lugares além de seu local de residência habitual, que apresentam facilidades para atender as necessidades destas pessoas. O município de Raposos renovou em 2011, convênio que mantém a inserção de Raposos na Associação Circuito Turístico do Ouro. A cidade possui trecho reconhecido e sinalizado pelo Instituto Estrada Real. Recentemente, um tótem e dois displays de sinalização turística da Estrada Real foram instalados no trevo e praças da cidade. O turismo, se planejado, gera divisas para o município. As despesas dos turistas podem ser com hospedagem, refeições, gorjetas, diversões, recreações, presentes, recordações, transporte etc. É de fundamental importância que a comunidade participe do processo de desenvolvimento do turismo na cidade.
Circuito Turístico do Ouro
Nesta administração a Prefeitura tem participado ativamente das reuniões e ações da Associação dos Municípios do Circuito Turístico do Ouro. A Associação do Circuito do Ouro - ACO é uma entidade civil, de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como missão promover o desenvolvimento do turismo sustentável através da integração contínua dos municípios do Circuito Turístico do Ouro, consolidando uma identidade regional. O trabalho visa também estimular o espírito de cooperação para incrementar as indústrias turísticas e culturais, promover os recursos turísticos existentes, facilitar a qualificação dos serviços e fortalecer a identidade regional dos municípios que integram o Circuito Turístico do Ouro. Fazem parte do Circuito Turístico do Ouro os municípios de Bom Jesus do Amparo, Caeté, Catas Altas, Congonhas, Itabira, Itabirito, Mariana, Nova Era, Nova Lima, Ouro Preto, Piranga, Rio Acima, Raposos, Sabará, Santa Bárbara, Santa Luzia e São Gonçalo do Rio Abaixo.
RAPOSOS CRIA CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO
Aconteceu no dia 18 de Outubro de 2010, a posse dos integrantes do Conselho Municipal de Turismo de Raposos – COMTUR, no Cine-teatro SOARAL. Constituído pela Lei nº 1084/2010 de 13 de julho de 2010, o COMTUR tem como objetivo promover a conjunção dos esforços entre o poder público e a sociedade civil, para assessorar a administração municipal nos assuntos ligados ao desenvolvimento do turismo em Raposos. O órgão foi constituído por 12 membros e 12 suplentes, representantes da comunidade, iniciativa privada e poder público municipal. A estruturação do conselho é fundamental para a definição da política pública municipal de turismo. É uma forma de o município convidar a sociedade para participar das decisões que irão contribuir para o desenvolvimento do turismo sustentável na cidade. Estiveram presentes durante a posse, o Presidente da Associação do Circuito Turístico do Ouro, Ubiraney Figueiredo e a Diretora Executiva, Isabella Ricci, que realizaram para os membros do COMTUR uma palestra de sensibilização quanto ao funcionamento do Conselho, onde todos participaram do planejamento de ações para atuação do COMTUR. As reuniões do COMTUR são realizadas periodicamente, estando este em plena atividade.
Raposos Cria Lei que Estabelece a Política Municipal de Turismo
A Lei nº 1095 de 31 de dezembro de 2010 dispõe sobre a Política Municipal de Turismo, estabelece normas e define as atribuições da administração pública municipal no planejamento, desenvolvimento, fomento e estímulo ao setor turístico. De acordo com esta Lei, o Plano Municipal de Turismo deverá ser elaborado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, ouvidos os segmentos públicos e privados interessados, inclusive o COMTUR, e aprovado pelo Prefeito Municipal, observando os seguintes programas:
I - Programa 1: Fomento à atividade turística;
II - Programa 2: Sensibilização da sociedade;
III - Programa 3: Estruturação da oferta turística;
IV - Programa 4: Qualidade do produto turístico;
V - Programa 5: Sistema de informações;
VI - Programa 6: Promoção e apoio à comercialização;
VII - Programa 7: Coordenação municipal e monitoramento técnico.
O Plano Municipal de Turismo será construído, também, com intuito de promover: a divulgação dos produtos turísticos municipais; a vinda de turistas e a movimentação da economia interna, através da divulgação do destino; a geração de emprego e renda no setor turístico, bem como capacitação da mão-de-obra; a proteção do meio ambiente, da biodiversidade e do patrimônio cultural e histórico de interesse turístico; e a informação da sociedade sobre a importância econômica e social do turismo. O Plano Municipal de Turismo terá suas metas e programas revistos a cada quatro anos, ou quando necessário observado o interesse público. Esta providência em conjunto com a criação e implantação do COMTUR, FUMTUR, Convênio com a ACO, são iniciativas que vão de encontro com as políticas nacional e estadual de turismo, visando também habilitação para que o município esteja apto a receber a parcela do ICMS Turístico.
Posse do Fundo Municipal de Turismo de Raposos
O Prefeito Municipal de Raposos, Nelcio Duarte Neves, deu posse no dia 04 de janeiro de 2011 aos membros do Conselho Deliberativo do FUMTUR, de acordo com o que estabelece a Lei nº 1085/2010, de 13 de julho de 2010. Também estiveram presentes nesta cerimônia representantes da Câmara Municipal. O Fundo Municipal de Turismo é de natureza contábil, instrumento de captação e aplicação de recursos, com a finalidade de proporcionar apoio e suporte financeiro às ações municipais nas áreas de responsabilidade da Secretaria Municipal Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. Os recursos serão aplicados em projetos para desenvolvimento do turismo sustentável de Raposos.
Hospedagem Domiciliar
Em Raposos já temos funcionando uma alternativa de um meio de hospedagem de baixo custo. A Hospedagem Domiciliar é também uma alternativa de fonte de renda extra às famílias dispostas a receber hóspedes. Você que também tem interesse que sua residência se torne um meio de hospedagem, cadastre-se na Divisão de Turismo e participe das atividades de capacitação para este novo investimento no desenvolvimento do turismo para a nossa cidade que objetivam disponibilizar conhecimentos sobre a “hospedagem familiar” numa perspectiva de implementar alternativas de hospedagens em Raposos.
Raposos regulariza documentação turística junto a Associação Circuito Turístico do Ouro, Secretaria de Estado do Turismo e Ministério do Turismo
Diversas documentações estão sendo pesquisadas, atualizadas e cadastradas na ACO, SETUR e Ministério do Turismo com intuito de inserir definitivamente o município de Raposos no mercado turístico. Confira toda a documentação que já foi regularizada: Inventário da Oferta Turística; Mapeamento do Turismo Étnico e Religioso; Mapeamento do Turismo Rural, Calendário de Eventos Turísticos; Meio de Hospedagem Alternativo; Divulgações de Eventos Realizados em Raposos; Fotos Referentes ao Patrimônio Histórico e Natural de Raposos; Produção Associada, entre outras. Com a regularização de todas estas documentações, o município já foi convidado a participar de Rodada de Negócios, através do Circuito do Ouro, Salão Mineiro de Turismo, Armazém Metropolitano, entre outros.
por Comunicação